Empreendedorismo

Os cinco desafios das equipes: uma história sobre liderança

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Por Andréa Cordeiro
Para se trabalhar em equipe é necessário ter consciência da diferença que isto faz para o resultado do trabalho que está sendo realizado diariamente. Normalmente, as empresas criam os seus planos estratégicos e táticos e todos devem caminhar juntos para alcançar os objetivos e as metas que foram definidos. Certo?! Todos sabem da importância de uma equipe que trabalha em prol do mesmo objetivo, mas na prática, em todo o mundo, fomentar o trabalho em equipe é um dos maiores desafios. O gestor precisa ter consciência do seu papel para gerenciar os conflitos e alinhar a missão, visão, princípios ou valores de um negócio. Uma equipe que trabalha com foco em resultado, entende que juntos trabalham melhor!
Mas, o que impede a formação de uma equipe?

  1. Ausência de confiança: as pessoas precisam ter confiança em si mesmo e nos outros. Esta ausência pode impedir o trabalho em equipe;
  2. Medo de conflito: o conflito deve ser neutro. É importante que o conflito seja resolvido. É normal que pessoas pensam diferente e quando isto acontecer, deve-se ser honesto com os seus pensamentos e expor de maneira respeitosa a sua opinião perante o grupo;
  3. Falta de comprometimento: a pessoa que não se compromete com os outros, não entrega resultado, assim, compromete o alcance dos resultados;
  4. Evitar a responsabilidade: não assumir a responsabilidade do trabalho é mais um desafio para se trabalhar em equipe. Ter responsabilidade no trabalho é algo esperado pelos colegas e pelo gestor. É quase óbvio esperar que todos tenham responsabilidade naquilo que se envolveram e que faz parte do dia a dia na organização;
  5. Falta de atenção dos resultados: em um mundo competitivo as pessoas devem ter atenção aos resultados.

E como criar uma equipe mais produtiva nas suas rotinas?

  1. Clareza de objetivo: tem que entender as entregas dentro do planejamento que foi definido. Priorize a entrega dos trabalhos;
  2. Criar indicador: as pessoas precisam saber que estão melhorando. Deve ser criado um indicador (kp’is – key performance indicators) adequado para ter um norte e, assim, mudar a rota do trabalho;
  3. Ter uma ferramenta de gestão: um software para gerir todas as demandas da equipe. O gestor deve ter uma visão ampliada do planejamento e execução das tarefas para agilizar a mudança de caminho caso haja necessidade;
  4. Crie padrões de comunicação: o gestor deve delegar as tarefas a partir de um processo de comunicação bem definido, normalmente, utiliza-se uma ferramenta de comunicação interna ou mesmo o e-mail, mas é importante que alguém tenha a responsabilidade de acompanhar e, por fim, verificar se a tarefa foi realizada com foco no resultado;
  5. Tenha uma estratégia para envolver o time. As pessoas gostam de feedback, mas um retorno construtivo. Quando o gestor identifica que é preciso melhorar o desempenho de alguém na equipe, deve agir com respeito e mostrar a solução para a mudança de rota naquela atividade específica.

O gestor da equipe é um maestro! Ele deve ter em mente que a sua maior responsabilidade é formar e gerenciar uma equipe motivada e feliz!
Livro: Os cinco desafios das equipes: uma história sobre liderança. LENCIONI, Patrick; tradução de Simone Lemberg Reisner. Rio de Janeiro: Sextante, 2015.

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