Autoconhecimento

A Música e a Felicidade

Facebook
WhatsApp
Email

Por Andréa Cordeiro
Há tempos a felicidade é almejada por todos na sociedade moderna. Vivemos buscando encontrá-la em algum lugar. Para alguns, ela acontece por meio da família, já outros, com o trabalho, para vários, por meio da prosperidade e, consequentemente, com o consumo, outros, acham-na com o encontro com Deus e com a espiritualidade, entre outras formas. Cada um de nós encontra da sua maneira a felicidade, mas há também aqueles que a procuram e não encontram, infelizmente. Talvez por não se dar conta que ela é mais simples do que pareça ser. Pode-se ser feliz de tantas maneiras! A música é uma das maneiras de senti-la. Por isto, um neurologista fez uma pesquisa por 50 anos, com 126 músicas, e descobriu a música que reúne com perfeição os elementos que fazem as pessoas se sentirem bem. Um famoso hit, de 1978, da banda britânica Queen chamada Dont´t Stop Me Now foi à música escolhida. Mas, o pesquisador vai além ao afirmar que as experiências de vida das pessoas com tal música fez toda a diferença ao escolhê-la.
Quando ouvimos uma música alegre, nosso cérebro libera uma substância chamada dopamina, e, com isto, ativa a glândula da felicidade. Muitos são os benefícios quando apertamos o play:

  1. A música alivia a ansiedade;
  2. Ela promove o bom humor;
  3. Ela ajuda a curar nossas dores emocionais;
  4. Motiva quando nos exercitamos;
  5. Melhora o sono;
  6. Potencializa o nosso desempenho para encarar um grande projeto.

Na lista de benefícios há menos estresse, resistência e melhorias de vida. Certo?! A música torna a vida muito melhor! O ideal é escutar o estilo de música de sua preferência. O estilo musical escolhido está ligado a sua personalidade, ao momento e o lugar.
Inspire-se!

Outros Posts

O Sonho para a Psicanálise de Freud

Freud, em 1900, publicou o livro “A interpretação dos Sonhos” e, como consequência, o sonho deixou de ser interpretado como premonição e

plugins premium WordPress Rolar para o topo