Autoconhecimento

A vida em torno da tensão e do prazer, segundo Freud

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O Pai da Psicanálise, Sigmund Freud, propôs em uma das suas teorias que há 05 (cinco) estágios no Desenvolvimento Psicossexual e elas acontecem na infância. Ele defendeu que cada estágio representa a fixação da libido (energia sexual). Mas, quero deixar claro que quando Freud fala de energia sexual ele não está se referindo a sexo e, sim, a uma tensão e prazer que estão diretamente ligados as ações e pensamentos prazerosos.

Sabe-se que Freud definiu a Segunda Tópica em 03 (três) “subpersonalidades” – instâncias psíquicas – que vivem em conflito: o ID (busca prazer a todo instante) e “briga” com as outras duas instâncias da mente, o Ego se adapta a realidade e o Superego que é um desmancha prazeres, pois não permite que o ID viva como se não houve amanhã.

Há a necessidade de explanar um pouco mais o significado do ID para melhor compreensão das fases do Desenvolvimento Psicossexual. Então, o que é o ID? É uma parte da mente que anseia que todas as necessidades e os desejos sejam atendidos.  Esta instância, segundo Freud, é a única que está presente desde o nascimento.

Imagine uma pessoa buscando prazer a todo instante! Alguém que não pensa nas consequências dos seus atos. Por exemplo, um homem que fala palavras obscenas a uma mulher que passa a sua frente ou uma mulher que usa roupas curtas em lugares que têm regras de vestimenta (casa religiosa) ou alguém que faz compras on-line sem planejamento, se endivida e se arrepende, entre tantas outras atitudes. Um ID desgovernado em um adulto, traz consequências devastadoras para a sua vida e para todos ao seu redor. Então, o ID deve ser controlado! Certo?! Mas, quando isto acontece, imprime-se na mente humana muitos conflitos.

Freud defendeu que os 05 (cinco) primeiros anos de vida são importantíssimos para a formação da personalidade de um adulto. E o que isto quer dizer? Que em cada fase há uma tensão e a busca pelo prazer, e tem mais, em cada fase existe uma dor. Entende-se que a energia sexual (fixação da libido) – a busca pelo prazer -, é inerente a todos nós.

05 (cinco) fases do Desenvolvimento Psicossexual

Fase 01: Oral (0 meses até 01 ano de idade)

O bebê já dentro da barriga da mãe e ao nascer, sente, principalmente, por meio, da gustação (boca), que tem um mundo a ser explorado e usa a boca para ter prazer. Mas, Freud foi além, pois percebeu que também é nesta fase que a criança descobre os sentimentos de conforto e proteção.

Você deve ter se perguntado o que aconteceu com as crianças que não foram amamentadas ou não receberam conforto e proteção?! Para Reich (discípulo de Freud), o bebê imprime na mente o sentimento de abandono e um vazio que vai acompanhá-lo até a fase adulta.  

 Fase 02: Anal (01 a 03 anos de idade)

Esta fase acontece quando a criança percebe que pode e/ou deve controlar as suas necessidades fisiológicas, por isto, o nome Fase Anal. Neste período, a criança desenvolve na sua mente a independência e a liberdade que ela não tinha antes. E vai além, ela se sente capaz e sabe que dar conta de controlar as suas necessidades fisiológicas.

Mas, a criança precisa de um tempo para controlar 100% (cem por cento) das suas necessidades. Como consequência, alguém a repreende e ela imprime na mente, segundo Reich, o sentimento de humilhação

Fase 03: Fálica (03 a 06 anos de idade)

Esta é a fase que a criança descobre a sexualidade. Entenda que sexualidade não é sexo. A criança neste momento, entende a diferença de homem e mulher e se sente vivendo uma triangulação entre o pai e a mãe.

Inconscientemente, o menino tem uma conexão maior com a mãe e a menina tem a conexão com a mãe. É o primeiro amor da criança. Mas, em pouco tempo a criança percebe que o pai e a mãe formam um par e que o mundo vive em pares, mas ele (a criança) não tem um par, com isto, ela cria mecanismos de defesa e passa a ser uma criança sedutora para ter o prazer que deseja (maior atenção do pai ou da mãe).

Freud traduziu esta triangulação em “Complexo de Édipo”, que acontece no menino em relação ao afeto (amor) que sente pela mãe e o “Complexo da Electra” que acontece na menina em relação ao afeto (amor) que sente pelo pai.

Mas, vamos imaginar que a criança não tiver tido mãe ou pai presentes ou até mesmo, ter faltado amor, esta criança imprime na mente o sentimento de traição ou exclusão e este sentimento vai acompanha-la até a fase adulta.

Fase 04: Latência (06 anos de idade até a puberdade)

Nesta fase, o mais importante para a criança é a criação de laços e convivência social. Assim, a sexualidade (energia sexual) passa a não ser o foco, isto quer dizer, que a libido está adormecida. 

Toda a energia da criança nesta fase é canalizada para aprender novas habilidades (desenho, poesia, dança, luta, música, entre outras) e adquirir novos conhecimentos.

Fase 05: Genital (Puberdade até Adulta)

Esta é a última fase do Desenvolvimento Psicossexual de Freud. Neste período, o adolescente busca o prazer nas relações. Nesta fase, as mudanças biológicas (hormonais), físicas e mentais já aconteceram e, como consequência, a energia sexual é voltada para o instinto de procriação. Este prazer (energia sexual) é bem diferente das outras fases, pois o objetivo desta fase é relação entre o homem e a mulher. 

Neste período, os pais deixam de ser “importantes e essenciais” para os filhos, pois agora é o momento dele fazer as suas escolhas, viver o seu próprio estilo de vida e seguir os seus instintos que podem ser contrários as expectativas dos pais.

Conclui-se que na segunda Instância da Psique Humana há o ID é a parte da mente que está presente desde o nascimento e anseia que todas as suas necessidades e desejos sejam atendidos e, portanto, Freud defendeu que todos vivenciamos 05 (cinco) estágios de tensão e prazer e em todas elas, foi impressa na mente humana, potencialidades e desafios (traumas) que estarão presentes até a fase adulta.

Por fim, para que o adulto viva em equilíbrio é necessário ter consciência dos seus sentimentos (primários e secundários) para entender como a sua mente funciona e, assim, ressignificar TUDO que o impede de ser um adulto maduro e equilibrado.

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