Maternidade

Mudança de paradigma. Nossos filhos estão dentro de casa.

Facebook
WhatsApp
Email

Por Andréa Cordeiro
Desde a segunda quinzena de março/2020, em todo o Brasil, estamos vivendo um isolamento social (quarentena) devido a pandemia (COVID-19) – e que mudança. Não é mesmo?! Nem em sonho imaginávamos que algo dessa magnitude pudesse acontecer novamente. A cada 100 anos mais ou menos fomos acometidos por epidemias que mudaram o mundo. Diante de tantas incertezas precisamos munir os nossos filhos de explicações sobre o momento presente. É muito importante também que ele (a) tenha uma rotina (atividades de ensino-aprendizagem, lazer, ajudar com as tarefas domésticas, hora de não fazer nada). As crianças se sentem seguras e amadas quando há um movimento de todos em prol do bem-estar da família. Um bom momento para estreitarmos os vínculos afetivos.
Para muitas famílias esse momento tem oferecido muitos desafios. O novo é sempre desafiador e para minimizar os atropelos, os erros nas entregas das atividades ou no atraso delas é importante criar um calendário com os dias e horários das aulas e as datas das entregas das atividades escolares. O que acha da ideia? Assim, vai facilitar quando for acompanhar a realização de uma atividade. Lembre-se: o dever é da criança, estimule-o a pensar, mas caso ele não saiba fazer alguma questão ensine-o ou até mesmo peça que ele deixe em branco para que a professora consiga olhar cada criança individualmente. O importante é o aprendizado da atividade e as dúvidas fazem parte desse processo.
Esse isolamento social imposto pelo covid-19 trouxe à tona uma das metas do Governo do Presidente Jair Bolsonaro que é regulamentar o homeschooling no país. Em muitos países a educação domiciliar já é uma estratégia de ensino-aprendizagem e a cada novo ano cresce o número de adeptos.
De uma hora para outra a prática do homeschooling invadiu as casas dos brasileiros e passamos a vivenciar uma realidade bem diferente daquela que a maioria estavam acostumados. Muitas famílias já estão adaptadas a nova rotina, outras nem tanto.
Vivenciarmos a rotina da prática do homeschooling nos fez perceber que é possível educar os nossos filhos em casa. Algo que até pouco tempo atrás era normal para as famílias. Esse modelo que conhecemos hoje é um modelo novo e é apenas um dos modelos possíveis para o processo de ensino-aprendizagem. Esse debate é importante para que o tema homeschooling avance e seja regulamentado.
Vamos torcer para termos liberdade de escolha!

Outros Posts

O Sonho para a Psicanálise de Freud

Freud, em 1900, publicou o livro “A interpretação dos Sonhos” e, como consequência, o sonho deixou de ser interpretado como premonição e

plugins premium WordPress Rolar para o topo