Autoconhecimento

Construa a tua FELICIDADE

Facebook
WhatsApp
Email

Por Andréa Cordeiro

A felicidade não depende apenas do status social, dos bens, da religião ou da beleza física. Ela PODE e DEVE ser construída diariamente, segundo os especialistas. Entender os fundamentos da felicidade e do bem-estar é um movimento que tem feito parte do mundo moderno há algumas décadas. A cada NOVO ano inúmeras pessoas têm buscado o caminho para a felicidade e a cada novo mês há NOVOS lançamentos de livros com títulos sobre o tema em todo o mundo. Todos têm o mesmo objetivo: ensinar como sermos felizes. Será que é utopia? Será que conseguimos alcançar a felicidade?

No Documentário: “Happy: documentário para a genuína felicidade”, alguns especialistas expuseram teorias, percepções e exemplos de países ou comunidades que vivem felizes.  Um deles afirma que somos compostos por um tripé, uma combinação de: genética que equivale 50%, 10% são as circunstâncias da vida (emprego, dinheiro, status social, saúde) que equivale 10% e a nossa liberdade equivale a 40%. Outro cita um país no Sul da Índia que segue um caminho diferente dos países em desenvolvimento. Pasme! Não dão prioridade ao crescimento econômico e sim a FIB (felicidade interna bruta). O Governo tem a preocupação e o objetivo de manter a população feliz. Um outro exemplo é a Dinamarca. Lá tem uma comunidade onde vivem diversas famílias juntas e algumas responsabilidades do dia a dia são compartilhadas entre todos os moradores. O foco é cooperação e não competição. Uma nova maneira de viver a VIDA. 

Para um dos pioneiros da Psicologia Positiva, Martin Seligman (Ex-Presidente da Associação Americana de Psicologia), entender as emoções, averiguar o processo, as dinâmicas e as situações é imprescindível para definir o caminho para a felicidade. Ele acredita que há três dimensões específicas que nos direciona a FELICIDADE:

1 Ter uma vida prazerosa. Imagino que você se perguntou o que isto significa. Não é mesmo?!

Significa cultivar emoções positivas e duradouras e encontrar um equilíbrio entre o passado, o presente e o futuro. E como achar este equilíbrio? Devemos agradecer, perdoar o que aconteceu no passado, saber lidar com as emoções negativas do presente, encontrar novas formas de ser feliz, olhar o futuro com esperança e otimismo.

Vale a reflexão!

Outros Posts

O Sonho para a Psicanálise de Freud

Freud, em 1900, publicou o livro “A interpretação dos Sonhos” e, como consequência, o sonho deixou de ser interpretado como premonição e

plugins premium WordPress Rolar para o topo