Autoconhecimento

O que fazer quando estiver triste?

Facebook
WhatsApp
Email

Livro: Poder sem limites de Tony Robbins.

Adaptado por Andréa Cordeiro

Diferente do que a maioria pensa, a tristeza é um sentimento natural e todas as pessoas um dia ou outro acorda e experimentam a tristeza. Ela é necessária para aprendermos sobre nós mesmos, para analisarmos a vida. E, não há outra maneira de se alcançar a felicidade – a tristeza é um combustível importante para a melhora do seu eu. Quando ela aparece precisamos saber lidar com ela de maneira positiva. Por isto, vou dar algumas dicas que vai te ajudar a caminhar:

1. Não se culpe! Quando se culpa não resolve o seu problema. Lembre-se: a sua atitude naquele momento foi o melhor que conseguiu fazer. Ninguém conscientemente age para errar e ficar triste. Seja compreensivo com as suas atitudes! Errar faz a gente amadurecer! O autoconhecimento só acontece quando refletimos as nossas atitudes.

2. Faça atividade física regular! A liberação de endorfina vai trazer a sensação de bem-estar e isto é mágico, pois quando estamos tristes precisamos de algo que nos impulsione para cima. Então, pegue na gaveta a roupa de caminhar, ou dançar, ou nadar (…) e aproveite a sensação que o exercício vai te dar.

3. Escreva em um papel o que está sentindo. Pegue uma lapiseira, um papel em branco e escreva tudo que está te fazendo triste. Em seguida, se pergunte o que pode fazer. É bem simples, está triste, por exemplo, porque trocou de setor, perdeu a sua função, e, consequentemente, teve o salário reduzido. Certo?! Mas, há como tirar proveito desse novo momento, pois a sua carga de trabalho irá diminuir e, concomitantemente, as responsabilidades, então, faça algo que te traga satisfação pessoal, pode ser fazer yoga no parque da sua cidade, ou ir ser voluntário em um asilo, por exemplo. Enxergar o copo metade cheio é a melhor estratégia.

4. Não consegue controlar aquilo que está te fazendo ficar triste? Desapega! Se o problema não tem solução ele já está solucionado. Este é um ditado antigo e verdadeiro. Normalmente, nos prendemos muitas vezes em questões sem solução, então, siga com a sua vida! Outras portas ou janelas vão se abrir. Esteja pronto para elas!

5. Se aproxime das pessoas que ama. Estar com a família e com os amigos recarrega as nossas baterias, com certeza. Se sentir amado e respeitado vai fazer um bem danado para você nesse momento que está triste.

6. Relembre bons momentos. As boas memórias nos faz rir. Lembrar das brincadeiras da infância, por exemplo, é uma estratégia que dá certo. Mas, pode lembrar de uma viagem, de um abraço, de um sorriso, independentemente, o importante é sorrir.

Não esqueça: se a tristeza persistir, vá procurar ajuda médica. Cuide-se com amor e carinho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Posts

O Sonho para a Psicanálise de Freud

Freud, em 1900, publicou o livro “A interpretação dos Sonhos” e, como consequência, o sonho deixou de ser interpretado como premonição e

plugins premium WordPress Rolar para o topo